quarta-feira, 17 de março de 2010

A CIDADE É NÓS

MANIFESTO A CIDADE É NOSSA.

Nós, as pessoas que vivemos nas cidades, deveríamos ser o principal a ser considerado nos projetos de urbanização, mas os planos são feitos para os negócios, os investimentos, a roda da fortuna. Então, nós moradores das cidades somos apenas acessórios, nossos trabalhos, meios de transporte e moradia são pensados com objetivo de criar um ambiente saudável para as empresas, criando segurança para os investimentos.

A segurança da vida, a felicidade, são pequenos detalhes que eles procuram remediar conforme as possibilidades. Mas os lucros têm que ser garantidos, a qualquer custo, conforme observamos nesta última crise do capitalismo, quando o dinheiro do povo foi usado para cobrir as negociatas temerárias dos banqueiros.

A ONU vem a nossa cidade com o Fórum Mundial Urbano discutir como devem ser o planejamento das cidades. Com certeza não vão questionar a essência de todos os erros, que está no egoísmo e no roubo que representa a propriedade privada do capital.

A humanidade com seu trabalho, com seus conhecimentos, constrói as empresas que usam matérias primas do planeta Terra, essas riquezas naturais deveriam pertencer e beneficiar a todos. Porém, o sistema capitalista tem a lógica de apropriação das riquezas, de incentivo ao consumismo e individualismo exagerado. Fazer ruim para durar pouco e vender sempre mais, mudar o estilo, a moda para promover o desejo de se comprar o novo, sempre mais e mais. Enquanto não frearmos esta lógica não adiantará planos para conter o monstro. As empresas corrompem os políticos, fazem suas campanhas e exigem ser a prioridade do Estado.

Nós estamos realizando o Fórum Social Urbano para demonstrar o óbvio, que esta doença chamada capitalismo, faz de tudo para esconder. Outra cidade é possível fora desta lógica, é só socializar, aceitar que todas as riquezas devem pertencer a todos, devem ser administradas pelos mais competentes trabalhadores, deve haver participação de todos os interessados na gestão das riquezas. O estado deve estimular a educação, o conhecimento, a liberdade, a livre iniciativa, a autonomia das empresas, estas devem ser geridas pelos trabalhadores e devem ter autonomia de gerir seu capital, mas o capital deve pertencer ou beneficiar a vida. Quando começarmos a pensar na gestão da sociedade, com democracia, liberdade, autonomia e solidariedade, então estaremos construindo um mundo melhor, uma cidade que possa propiciar a felicidade.

Além de denunciar as crueldades que este sistema vem fazendo com as pessoas, devemos denunciar qual é o cerne da questão e qual é o caminho, que alternativa trará solução para tantas vidas excluídas de um mínimo de conforto, mas poderemos obter mais que o conforto material, nós poderemos realizar uma sociedade saudável, poderemos propiciar, com a educação e com a cultura da solidariedade, a feliz cidade que todos desejamos.

Todos ao Fórum Social Urbano Informações no blogue: http://forumsocialurbano.wordpress.com/


MUCA- MOVIMENTO UNIDO DOS CAMELÔS

COOPERATIVA ORLA LEGAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário