domingo, 4 de outubro de 2009

O MUCA CHEGOU






Agora vamos poder contar nossa história, divulgar nossas fotos, socializar nossas lutas.
Acima temos as fotos da manifestação feita em janeiro contra o Choque de Ordem e conseguimos um acordo para trabalhar no carnaval, mas a luta continua.
Maria vai nos contar como tudo começou, também temos que conversar sobre as últimas negociações do Fórum dos Ambulantes.

A nossa vontade é fazer uma ampla reunião para organizar nosso movimento, precisamos ter um departamento jurídico para defender os camelôs que são agredidos, presos ou tenham suas mercadorias apreendidas. Entregamos um ofício ao secretário municipal de ordem pública pedindo mais respeito da guarda municipal aos trabalhadores ambulantes, vou copiar este ofício no nosso blog.
Este é o primeiro post, ficamos felizes em criar este canal de comunicação com todos os interessados nas lutas dos ambulantes, principalmente os camelôs, aqui podemos fazer comentários, sugestões, pedir esclarecimentos. Vamos fazer deste blog um instrumento de união da nossa categoria.
Abraços e até breve.



AO SECRETÁRIO DA ORDEM PÚBLICA

Sr.º RODRIGO BETHEM.


O MUCA em sua última reunião decidiu ressaltar as reivindicações fundamentais da categoria para que constasse da elaboração do PPA (Plano Plurianual) do atual governo.

Contamos com a sensibilidade deste governo quanto às dificuldades que enfrentam os trabalhadores que sobrevivem da economia informal, cuidando para que sejam atendidas as seguintes solicitações:

Ampliação dos locais e pontos de trabalho.
Recadastramento considerando os que estão realmente trabalhando nas ruas.
Participação de representantes dos ambulantes na comissão de recadastramento e seleção.
Amplo diálogo com a representação destes trabalhadores.
Respeito aos trabalhadores pela Guarda Municipal. Comunicação explícita das mercadorias que podem ser apreendidas, fazer auto de apreensão obrigatório, com lacre, para possibilitar recuperação das mercadorias com nota fiscal.
Cursos profissionalizantes e reciclagem para os ambulantes que desejarem ingressar no mercado de trabalho formal.
Autonomia dos barraqueiros e ambulantes das praias em face a Concessionária que administra os quiosques, como a reintegração dos quiosqueiros tradicionais afastados por esta Concessionária(Orla Rio).

Desejamos que o entendimento e a nossa capacidade de organização possa contribuir para o ordenamento dos espaços públicos e a ampliação de oportunidades de trabalho para nossos representados.


Atenciosamente,

Rio de Janeiro 25 de setembro de 2009



____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário