quarta-feira, 7 de outubro de 2009

ASSEMBLÉIA DO MUCA

VAMOS ORGANIZAR NOSSO MOVIMENTO:

ASSEMBLÉIA PARA DECIDIR NOSSA LUTA
DIA 29/10/2009 ÀS 15:00 NA AV. PRESIDENTE VARGAS 502/21º ANDAR

No Rio de Janeiro estamos passando por um recadastramento que deverá deixar muitos trabalhadores de fora, haverá seleção com critérios duvidosos, excluindo quem realmente está nas ruas levando o sustento para suas famílias. Precisamos constituir uma associação para defender os ambulantes com ações jurídicas e ações políticas, com legitimidade para representar uma categoria que é perseguida, pelos comerciantes lojistas, pela Prefeitura e sua Guarda Municipal.
O MUCA existe desde 2003, foi criado a partir das lutas dos camelôs, foram feitas diversas manifestações, defendemos colegas que foram presos com acusações falsas. Neste ano em janeiro fizemos uma passeata e entregamos um documento ao vereador Adilson Pires, protestando contra o Choque de Ordem que persegue os trabalhadores, levando as mercadorias dos depósitos com muitos prejuízos para nossa categoria.

Vamos construir uma organização viva em que a democracia, as reuniões constantes, as decisões no interesse da maioria possam mostrar a força do MUCA, a quantidade de camelôs que estiverem presentes nesta assembléia demonstrará a nossa força, nossa união, trazendo respeito das autoridades a nossa coordenação.

Nossas lutas contra os abusos da Guarda Municipal, contra a redução dos locais de trabalho devem ser organizadas por coordenadores de áreas (Tijuca, Centro, Campo Grande, Madureira, Barra-Jacarepaguá, Nova Iguaçu, Niterói e demais regiões que estiverem presentes); com reuniões mensais e uma assembléia geral por ano para prestação de contas e confirmação ou substituição dos coordenadores de área.

O objetivo do MUCA é a defesa do trabalho informal, o direito ao trabalho e o respeito à dignidade humana das pessoas que buscam o comércio nas ruas como meio de sustento, precisamos constituir um departamento jurídico forte e uma representação política democrática, com clareza nas prestações das contas e dos compromissos assumidos com seus associados.
Enfim uma autêntica organização que vamos construir com o apoio da maioria dos camelôs, pensamos em cobrar uma mensalidade baixa deR$ 10,00(dez reais), mas só será possível com uma grande adesão de associados, devemos lembrar aos nossos colegas que juntos somos fortes. Quantos ambulantes há no Rio de Janeiro? Nossa meta é ter no mínimo 1000( mil) associados pagando a entidade todo o mês e quando houver necessidade estaremos juntos da nossa categoria, assim não estaremos sós e poderemos conquistar muitas vitórias.

Até agora o MUCA tem resistido pela determinação de uma guerreira, nossa Maria dos Camelôs, que tem atendido os ambulantes que a procuram na CUT, tem ido a delegacias defender os trabalhadores presos, esteve presente na Audiência Pública na Câmara dos Vereadores, presidida pelo vereador Reimont e quem estava presente pode falar como ela defendeu os trabalhadores que são açoitados pela Guarda Municipal, tendo suas condições de trabalho roubadas. Não baixando a cabeça para estas autoridades insensíveis ao suor de chefes de famílias e defendendo a ampliação das oportunidades de trabalho, ao comércio das pessoas simples, que tem apenas muita disposição para o trabalho e devem ser respeitadas.

Nós criamos o Blog: camelos-unidos.blogspot.com, para contar estas histórias de luta e para nos comunicarmos, pois haverá o espaço para comentários, onde poderemos fazer sugestões, críticas, debates. Lá estarão algumas fotos, as comunicações e todas as atividades que iremos desenvolver.

Eu, que escrevo este informe e nohttp://camelos-unidos.blogspot.com/, sou o Hertz Leal, pertenço a uma cooperativa de quiosqueiros, que estão sendo expulsos dos seus quiosques nas nossas praias por uma empresa concessionária da prefeitura. Participo do Fórum dos Ambulantes e encontrando na Maria de Lourdes uma liderança autêntica desta categoria, junto meus esforços para o fortalecimento do MUCA. Conheça um pouco da luta da Cooperativa Orla Legal no blog: http://leilao-das-praias.blogspot.com/.
Agora é com vocês, vamos divulgar e vamos estar presentes na nossa assembléia, procurem enviar sugestões com antecedência no blog ou na CUT ou nos tel. 2196.6700(CUT) e81798083 (Maria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário